Contextualização e Instruções

CONTEXTUALIZAÇÃO

Para a resolução desta proposição é preciso compreender que o Brasil é um país de dimensões continentais, e historicamente apresenta predomínio do modo rodoviário, o que sugere tanto vantagens, quanto desvantagens para o desenvolvimento de destinos turísticos. É preciso temporalmente localizar que foi no ano de 2003 que o Ministério do Turismo no Brasil foi criado, e que desde então existe um grande investimento no processo de regionalização do turismo através do Plano Nacional do Turismo - PNT. Contextualiza-se também que antes deste período, ainda na década de 1990, houve o Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT essencial para o desenvolvimento do turismo local.

Atualmente o novo mapa da regionalização apresenta 291 regiões turísticas envolvendo 2.175 municípios. Em 2015 foi lançada a categorização dos municípios das regiões turísticas do Mapa do Turismo brasileiro, sendo que estes podem ser categorizados em cinco níveis (A, B, C, D e E). Os municípios da categoria "A" são aqueles que apresentam maior número de ocupações e estabelecimentos formais no setor de hospedagem e fluxo turístico doméstico e internacional e os municípios da categoria "E" são aqueles que apresentam menores números com relação a estes critérios. Assim, o Rio de Janeiro pertence a categoria A e os municípios de Petrópolis e Niterói pertencem a categoria B (BRASIL, 2016).

Ainda em termos de políticas públicas e planejamento destacam-se a existência em âmbito estadual: (1) do Plano Diretor de Turismo (volumes 1 e 2) de 2001, no qual há, entre outros pontos, um panorama do turismo no Estado do Rio de Janeiro; (2) do Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável – PDITS, que é um orientador fundamental dos investimentos em turismo no Estado do Rio de Janeiro, com dois polos, Serra e Litoral. 

Em âmbito municipal é preciso contextualizar a existência desde 2001 do Estatuto das Cidades, logo o planejamento turístico em nível municipal deve estar consonante ao Plano Diretor das cidades envolvidas nesta atividade. 

As cidades focos deste estudo são Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis, a escolha destes três destinos turísticos, que estão separados pela Baía de Guanabara e pela Serra dos Órgãos, ocorre por serem sedes das instituições proponentes desta iniciativa e, portanto um ambiente familiar para os participantes deste desafio.

INSTRUÇÕES

A equipe deverá identificar problema(s) relacionado(s) ao binômio mobilidade sustentável e desenvolvimento regional do turismo, considerando as três cidades. 

A partir do(s) problema(s) identificado, em caráter propositivo, deverá ser apresentada(s) solução(ões).

Deverão ser formadas equipes de cinco a sete membros. Encoraja-se a composição de equipes mistas entre as instituições envolvidas. Para tanto, o primeiro passo é fazer parte do grupo do facebook "Desafio Turismo e Transportes 2017.1" onde você poderá conhecer e entrar em contato com todos os participantes. 



Equipe formada, realize sua inscrição no formulário on line e passe a acompanhar o calendário, materiais de apoio disponíveis e ficar atenta a todos os critérios de avaliação. 

Em caso de dúvidas poderá entrar em contato por meio do e-mail.

Bom êxito a todos!